3 mitos e verdades da alimentação para pets

Em meio a pandemia os animais domésticos conquistaram ainda mais espaço e mimos (inclusive alimentares) na rotina de seus tutores. Descubra mitos e verdades.


Levantamento realizado pela Wakefield Research, empresa de pesquisa de mercado, em parceria com o Banfield Pet Hospital (Estados Unidos), identificou que 25% dos entrevistados considera que o animal de estimação “ganhou um pouco de peso” e 8% responderam que os pets “ganharam muito peso” na fase da quarentena.


Por isso é muito importante ter uma atenção especial com a alimentação deles e procurar sempre oferecer alimentos saudáveis e naturais, mas somete se forem indicados por especialistas. Porque além do sobrepeso alguns alimentos considerados por humanos como um "mimo" podem gerar problemas de saúde aos pets.


Para te ajudar a colocar isso em prática reunimos abaixo três mitos e verdades indicados pela Federação Europeia da Industria de Alimentos para Animais de Estimação (FEDIAF, 2018) e que aborda os alimentos mundialmente reconhecidos por trazerem alguma toxicidade à cães e gatos. As recomendações são da Dra. Luciana Oliveira, phD em nutrição de cães e gatos da Mon Petit Chéri. Anote aí:

  • Cachorros não podem comer uva?

VERDADE Ao ingerir qualquer tipo de uva, incluindo a uva passa, cães podem apresentar alguns transtornos digestivos como vômito, dor abdominal, diarreia, insuficiência renal aguda, fraqueza e anorexia. Ainda não se sabe qual substância contida nesses alimentos causa os efeitos descritos.


  • A dieta caseira é a melhor alimentação para Pets?

DEPENDE Depende porque se a dieta caseira for recomendada e prescrita por um especialista, com certeza, vai fazer muito bem à saúde do seu pet. Do contrário, pode gerar algumas deficiências nutricionais no animal. Para elaborar um alimento caseiro completo é importante a ajuda de um profissional especialista em nutrição animal para que, assim como as rações, tenha em sua composição todos os nutrientes essenciais para a espécie a qual se destina.


Infelizmente, por falta de conhecimento de alguns tutores, a preparação desses alimentos caseiros segue premissas de nutrição humana (ex. pouca gordura, sem sal, falta de proteína adequada...) e não atendem às necessidades dos pets, causando uma série de deficiências nutricionais que comprometem a saúde deles. Estes alimentos podem trazer inúmeros prejuízos ao organismo, como perda de massa muscular por deficiência de aminoácidos, má condição de pele e do pelo devido a deficiências de vitaminas e minerais, além de problemas nos ossos por causa da deficiência de cálcio e fósforo, entre outras.


Para que o seu pet tenha uma alimentação natural é necessária a recomendação de um médico veterinário nutrólogo, especialista em alimentação de cães e gatos.


  • Ração faz mal à saúde do seu animal?

MITO. As rações têm como principal objetivo oferecer uma alimentação equilibrada. Mas mesmo assim é muito importante se atentar à qualidade da ração. São saudáveis, no entanto, não possuem variedade de sabores. A isso chamamos de monotonia alimentar fazendo com que os pets sintam-se enfadonhos, recusando-se a se alimentar de modo completo, o que pode prejudicar a saúde deles. Os pets são muito estimulados por sabores. Para impedir que seu pet enjoe da ração, é necessário utilizar um complemento ao alimento seco que deixe a hora da refeição com mais sabor.


E por falar nisso... Você sabia que a Mon Petit Chéri® tem uma linha de TOMPERO PET® em vários sabores com receitas criadas pelo chef Erick Jacquin? Todos os nossos produtos sempre passam pela avaliação da Dra. Luciana Oliveira, PhD em nutrição de cães e gatos da Mon Petit Chéri.

Lembrando que as nossas rações e Tompero Pet são 100% livre de transgênicos, sem corantes e sem aromatizantes artificiais. A composição dos alimentos, todos de origem natural, garante mais saúde ao animal, inclusive bucal, e contribui para a redução do odor das fezes. E o toque do chef francês Erick Jacquin proporciona mais sabor e prazer na hora deles se alimentarem!


E atendendo a pedidos, estamos lançando uma linha incrível de refeições completas para pets. São porções pequenas de alimentos em pedaços que você pode levar para qualquer lugar sem comprometer o sabor e integridade dos ingredientes. Tudo prontinho, fresco e de qualidade para oferecer o melhor da nutrição e gastronomia ao seu pet.


Procure a loja mais próxima de você e garanta já a sua linha completa.


E se você quer ser nosso representante, entre em contato conosco pelo e-mail perguntas@monpetitcheri.com.br


Faça parte das nossas redes sociais e do nosso mailing VIP para receber as novidades em primeira mão e participar da melhor experiência gastronômica com seu pet!


#petfood #alimentosparapet #gastronomiaparapet #mitoseverdades #veterinária #nutricaoanimal #cães #gatos #monotoniaalimentar #ração #alimentaçãonatural #pet